MARCADORES DE PÁGINA DE PALITO DE PICOLÉ
sábado, 29 de setembro de 2012
LITANIA PARA O DIA DO IDOSO
Dirigente: Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância...
Mulheres: As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos.
Todos: Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai.
Jovens e crianças : A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.
Homens: Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância.
Homens: Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância.
Dirigente: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
Idosos: Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.
Todos: Sê tu uma benção!
Todos: Sê tu uma benção!
(Elizabeth Soares Lapa - Baseado em Levítico 19:32;1 Timóteo 5:1;Provérbios 20:29;Salmo 71:18;Tito 2:2-5;)
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
DIA DO IDOSO
O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.
Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.
É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.
Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.
(Fonte:Brasil Escola)