quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DE NATAL -A Paz Celestial


A PAZ CELESTIAL
Revista  O Evangelista  - Nº205 - Out/Nov/Dez/2006






















FIGURA 1 -O SONHO DE DUDA



FIGURA 2- O GRANDE SEGREDO DE MAHLOO


















FIGURA 3 - A AVENTURA COMEÇA



FIGURA 4 -SERVIÇO DE QUARTO


FIGURA 5- A HISTÓRIA DA P-A-Z



FIGURA 6 - NO NATAL LEMBRAMOS QUANDO JESUS VEIO A TERRA



FIGURA 7 -  JESUS MORREU NA CRUZ POR NÓS MAS, RESSUSCITOU!



8- DUDA ESTÁ FELIZ , PORQUE ACEITOU JESUS COMO SEU SALVADOR 



segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CARTÕES EVANGELÍSTICOS - APEC







DEUS TE AMA


CRISTO MORREU POR VOCÊ


DEUS ESTÁ PRONTO PARA TE PERDOAR
 


CRISTO ESTÁ VIVO

 

TENHA UMA NOVA VIDA COM CRISTO


RECEBA CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR


CRISTO NUNCA TE DEIXARÁ


 

CONVERSE SEMPRE COM DEUS







DESCUBRA A VONTADE DE DEUS PARA A SUA VIDA



















FALE DO PLANO DE DEUS AOS OUTROS



sexta-feira, 11 de julho de 2014

LEMBRANÇAS PARA O DIA DOS PAIS

 Para colocar bombons





Porta- trecos de papel color set




Chaveiro de chinelo










sábado, 28 de junho de 2014

MILAGRES DE JESUS (10) - Água em vinho

10- ÁGUA EM VINHO

Texto: João 2: 1- 12

Versículo:"... Fazei tudo o que ele vos disser" - João 2:5

Objetivos: - Conhecer mais um milagre de Jesus
                   - Ensinar às crianças que Jesus tem poder para nos ajudar em todas as nossas   necessidades.
                 
Cântico sugerido: Deus é bom pra mim


Introdução ( para o professor):  Este é o primeiro milagre, ou sinal, no Evangelho de João, antecipando a transformação  da antiga ordem representada pelas talhas de pedra com água, utilizadas para o ritual de purificação (v.6) pela nova ordem ( o vinho, que representa a vida eterna no reino de Deus) por meio de Jesus Cristo (2 Coríntios 2:17). Veja Isaías 25:6-9 com relação à imagem da salvação como um banquete.
Todos os milagres tinha o objetivo de manisfestar a glória do  Senhor Jesus.

Para prender a atenção: Você pode levar uma jarra transparente com um pouco de suco em pó de uva, e colocar água para as crianças verem e dar para elas beberem.
É importante que se explique que é só uma experiência e mostrar o pacote de suco , os pequenos podem acreditar que possa ser uma mágica. Devemos de tomar cuidado.
Você pode fazer antes , durante ou até mesmo enquanto conta a história.

 Lição: Era uma festa de casamento em que Maria ,  a mãe de Jesus estava ali e Jesus foi convidado com os seus discípulos.(v.2).















Em meio a festa acontece o inesperado, o vinho acabou! Imagine você ir a uma festa , hoje nos nossos dias e o salgadinho acabar sem que todos tenham comido.Seria uma tragédia. A notícia iria espalhar entre os convidados. Que situação!














Foi assim que talvez tenha acontecido ali, naquele casamento. Maria ficou sabendo e foi até Jesus e lhe expôs o acontecimento. 
Ao dizer, " Mulher, que tenho eu contigo?" (v.4), Jesus não estava sendo grosso ou desrespeitoso com a sua mãe ,no original, representa uma maneira respeitosa de se dirigir a uma mulher e era como habitualmente Jesus se dirigia às mulheres.(João 19:26). (Bíblia de Genebra).
"Ainda não é chegada a minha hora", Jesus poderia estar dizendo que o povo ainda não creria n"Ele como filho de Deus.
Talvez Maria não entendesse o que ele queria dizer mas confiava o suficiente para dizer aos serventes. " Fazei tudo o que ele vos disser".
Jesus mandou que enchessem as talhas de água ;  e tirassem da água e levassem ao mestre-sala ( mestre-sala chefe dos garçons, o homem encarregado da festa).















Era o melhor vinho que eles haviam tomado.


Podemos tirar duas lições desse acontecimento:

1- Havia um problema: no meio da festa o vinho acabou.  A festa estava comprometida. O que fazer diante dessa situação? O que iria servir aos convidados?Era de fato um grande problema.

2- Uma solução: Jesus trouxe a solução para aquele problema. eles obedeceram as ordens de Jesus e um milagre aconteceu.


Conclusão: Jesus pode dar solução para os nosso problemas e dificuldades. Basta crer n'ele. Devemos lançar sobre ele as nossas ansiedades, e ele cuidará de nós, mesmo que as coisas não tenha a solução que queremos, com certeza terá a solução que seja da vontade d'Ele.  

sexta-feira, 23 de maio de 2014

COPA DO MUNDO


Aproveite a copa no Brasil para um trabalho Evangelístico:






Chaveiro                                                              Folhetos
                         
                                                     Folheto A Mensagem das Cores

sábado, 19 de abril de 2014

ACAMPADENTRO DE PÁSCOA



Nesta Páscoa resolvi fazer algo diferente,um "Acampadentro de Páscoa".



Estaremos iniciando às 19:00 nas dependências da Igreja. As crianças levarão colchões, roupas para dormir , objetos pessoais e de higiene, etc... e a Bíblia é claro.



Teremos estudos, cânticos, brincadeiras , lanche.



Hoje iniciaremos falando da semana que antecedeu a crucificação de Jesus.

Tenho sugestão neste blog . (Última semana de Jesus, publicado em fevereiro de 2013 até sábado).


No domingo acordaremos cedinho e realizaremos o Culto da Ressurreição (aí abordaremos o domingo da sugestão acima)



E logo após participaremos de um "Café de Páscoa".



Creio que será um trabalho abençoado e com certeza ficará na memória e no coração das crianças gerando aprendizado.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA

Êxodo 11:1-12:42


Introdução:Os israelitas eram escravos que sofriam debaixo da escravidão de Faraó, mas Deus quis libertar esse povo da escravidão e fazer dele uma grande nação livre.

Moisés foi a pessoa desde o seu nascimento escolhido para conduzir o povo de Deus para fora do Egito.diante da dureza do coração de Faraó, Deus enviou pragas sobre o Egito para mostrar o seu poder e libertar o povo como já vimos anteriormente.
Antes da décima praga , aquela que culminaria na saída do povo do Egito, Deus institui a Páscoa.

Deus dá instruções a Moisés e Arão para o povo seguir a fim de não serem atingidos pela praga que viria (12:1-13)
1- Cada família devia escolher um cordeiro perfeito, este cordeiro tipificava a figura de  Cristo. Deveria ter um ano e ser fisicamente perfeito.
2-Eles deveriam matar o cordeiro, e passar o sangue nos batentes dos lados e em cima da porta de suas casas.
3- A família devia ficar dentro de casa a noite inteira, comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento.O cordeiro deveria ser assado inteiro, sem que nenhum de seus ossos fosse quebrado (v.46).Esta é também uma figura da morte de Cristo.(João 19:36)






































Assado -  eliminaria a gordura e não necessitaria de água (já que eles tinham pressa).
Ervas amargas - estavam associadas ao sofrimento.
Pães asmos, sem levedura. O fermento não era amplamente disponível. a levedura era uma porção de massa do dia anterior guardada sem assar que era acrescentada na massa nova permitindo a sua fermentação.Esses pães deveriam ser comidas para lembrar a pressa  durante a saída do Egito. 

O Senhor passaria por todo Egito, levando a morte ao primogênito de cada família, enquanto os hebreus (israelitas) ficavam em suas casas sob a proteção do sangue (12:12,13) 

Moisés passou as instruções ao povo
- A noite de Páscoa começou enquanto os hebreus, esperavam em suas casas protegidos pelo sangue na porta (12:29,30). O sangue  simboliza a morte de uma vítima e, portanto a morte do cordeiro era substituída (Lv.17:11).

Décima Praga: A Morte dos Primogênitos






















Conforme o relato bíblico, à meia-noite  feriu o Senhor todos os primogênitos desde o primogênito de Faraó até os primogênitos dos animais. Houve um grande clamor no Egito pois não havia uma casa no Egito em que não houvesse um morto.

Naquela mesma noite Faraó chamou Moisés e Arão  e mandou-lhes que saíssem do meio do seu povo. (12:29 -33)

Conclusão
1- O povo partiu levando grandes riquezas. (12:31-42)
2- Deus deu instruções a Moisés e Arão para comemorarem uma Páscoa especial, todos os anos, a fim de se lembrarem daquela maravilhosa salvação (12:14-20;24-27).
3 A Páscoa teve significados diferentes :para os hebreus (israelitas) o anjo passou por cima e eles foram poupados da morte dos primogênitos; para os egípcios o anjo passou  no meio deles, entre eles e todos os primogênitos foram mortos.

Aplicação: Uma ótima oportunidade para mostrar que a Páscoa no Velho testamento, apontava para o que o Senhor Jesus, o Cordeiro Pascal , faria por nós na cruz. Sua morte e ressurreição.

Fonte: Bíblia de Genebra e Bíblia de Recursos para o Ministério de Crianças



AS DEZ PRAGAS DO EGITO

Êxodo 7:14 a 10,11,12:36


Com o objetivo de livrar o povo de Israel do cativeiro, Deus enviou nove pragas , institui-se a Páscoa e aí vem a décima praga, que é a morte dos primogênitos.O coração de Faraó estava endurecido mesmo diante de cada praga.Era um pré-requisito necessário para a demonstração do poder divino. 

As pragas também tinham o objetivo de fazer o povo israelita crer no Deus todo poderoso.

As pragas estão divididas em três grupos de três.

O primeiro grupo demonstrou a superioridade absoluta do Senhor sobre Faraó (7:16,17) - Sangue, Rãs e Piolhos.

O segundo grupo de pragas foi designado primeiramente para demonstrar o amor de Deus com o seu povo, em contraste com o duro tratamento dado aos seus inimigos(8:22). - Moscas, Pestes e Úlceras.

O terceiro grupo de pragas foi enviado para mostrar que, em qualquer momento, Deus poderia ter destruído completamente o Egito. - Chuva de Pedras, Gafanhotos e Trevas.



Arão feriu as águas com o bordão, mas os seus atos quanto as palavras proferidas eram de Deus. Todas as águas naturais do Egito estavam incluídas, até mesmo os braços naturais do Nilo,os canais de irrigação e os lagos formados pela inundação na época da cheia. Mas Faraó não deixou o povo sair do Egito 



As rãs eram deificadas na forma da deusa Hequete, que ajudava as mulheres em trabalho de parto.Deus não pretendia quebrar a resistência de Faraó, mas sim de engrandecer o seu poder.



Deus ergueu o seu bordão e a poeira se transformou em piolhos. Os magos admitiam agora que a intervenção divina estava diretamente envolvida, mas Faraó não estava convencido.



O bordão de Deus trouxe a quarta praga, das moscas.diante dessa praga Faraó se dispôs a negociar , mas Moisés não aceitou a fazer concessões.(8:28)



O bordão de Deus levou a praga da peste aos rebanhos egípcios , mas não aos pertencentes ao povo de Israel.




O bordão de Deus levou a praga de úlceras ao Egito. A cinza foi lançada diante de Faraó para que ele visse que era um acontecimento sobrenatural.



Deus ergueu o seu bordão e enviou chuva de pedras, mas novamente poupou os israelitas.As três últimas pragas caíram quando o bordão do senhor foi erguido para o céu, para a terra e para o céus novamente.Foi um acontecimento como nunca se viu na terra fogo e pedras.
A pesar de Moisés não acreditar no suposto arrependimento de Faraó (9:27), ele usou a ocasião para mostrar o poder de Deus sobre a terra, fazendo cessar a chuva.


Deus enviou a praga dos gafanhotos. Aqui Deus fala a Moisés que tinha endurecido o coração de faraó.


Deus enviou trevas sobre o Egito.Eram trevas densas, sobrenaturais, como aquelas associadas ao Dia do Senhor no Antigo Testamento (Is.8:22;58:10)

Esta última praga resultou na libertação do povo. Deus Institui a Páscoa.


Fonte: Bíblia de Genebra





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS

Estou disponibilizando um programa para quatro dias baseado na Parábola do Semeador - Mateus 13:1-28.

Se o acampamento estiver sendo realizando em um local em que tenha espaço verde, contato com a natureza é melhor ainda.

Objetivo: Ensinar verdades bíblicas de forma lúdica e criativa.

Para você: Literalmente, parábola  significa comparação, ou seja, uma figura, analogia ou dito que instrui ou comunica sabedoria ou entendimento. 
A maioria das parábolas de Jesus são ilustrativas, mas também contém uma ambiguidade intrínseca, de modo que somente um relacionamento verdadeiro com Jesus pode fornecer a chave para interpretações corretas. 
Foi apenas para os discípulos que Jesus deu a interpretação da parábola do semeador que ele havia contado anteriormente.(Bíblia de Genebra)

Cânticos: Sobre criação , natureza... 
                  A Parábola do Semeador - Aline Barros (ensinar no último dia para fixar)
                  http://www.vagalume.com.br/aline-barros/a-sementinha.html

Visuais:Sugiro esses da "Tia Pri"

Atividades: Serão relacionadas com o materiais  colhidos na natureza ou outros que você julgar necessário.



Materiais que você vai precisar:

> gesso- comprado em casas de materiais de construção, o ideal é o  comprado no quilo
> areia 
> óleo -de cozinha serve
>colherzinhas descartáveis ou espátulas de madeiras 
> copinhos descartáveis
> algodão
> copos descartáveis do tipo de caldo para manipular o gesso ou fundo de garrafas pet
> tinta
> pincéis
> papeis caso queira fazer dobradura de coração no último dia.
> feijão

Observação:

1- Organize uma equipe com monitores para ajudar nas caminhadas e nos trabalhos.
2- Se você não tem experiência em trabalho com gesso, teste primeiro para familiarizar.


Primeiro dia: Mateus 13:1 a 4 e Mateus 13:17 a 19 9.(Utilizar o visual dos pássaros a beira do caminho)
Após explicar esse primeiro obstáculo para a semente germinar, fazer com eles a experiência do feijão.
Colocar 3 a 4 feijões com algodão molhado em um copinho de café, e outros também com o o algodão seco.Observar com eles todos os dias e umedecer o algodão se houver necessidade.
Cada criança poderá fazer o seu (só com o algodão molhado). No final dos quatro dias eles já estarão brotando e eles poderão levar para casa.
Aplicação: Nossos corações devem ser alimentados com a Palavra de Deus todos os dias .

Segundo dia :Mateus 13:5,6 e Mateus 13: 20,21 ( utilizar o visual correspondente).
Depois sair com as crianças para uma pequena caminhada para observarem as pedras e recolher pedrinhas diferentes, lisas, brilhantes, cristais, menores, maiores.
Quando regressarem poderão lavá-las para fazer uma coleção de pedras. Poderão guardá-las em copinhos,  vidros ou caixinhas.

Terceiro dia:Mateus 13:7 e Mateus 13:22 (utilizar o visual dos espinhos)
Sair com as crianças para recolher coisas que enfeiam a natureza: tampinhas de garrafas, pregos, parafusos, fósforos queimados,...relacionar com coisas que atrapalham que a Palavra de Deus germine nos corações de quem a ouve.
Fazer um trabalho com gesso e areia.Colocar uma pequena camada de areia em um pratinho descartável  e fixar na areia os materiais coletados. 



Manipular o gesso (o gesso não pode ficar muito aguado deve ser pastoso) e cobrir todo o material. 



















Deixar secar, desinformá-lo.Virar do lado contrário e retirar o excesso da areia, limpando bem a superfície .Não é necessário pintar





















Quarto dia: Mateus 13: 8,9 e Mateus 13:23 (utilizar o último visual). a crianças vão recolher uma folhinha de planta para imprimir no gesso. Passar óleo na folha dos dois lados, colocar no pratinho descartável.





















Manipular o gesso ecolocar sobre a folha. Deixar secar, quando seco tirar do pratinho retirar a folha e no lugar dela vai ficar a sua marca.



















Poderá pintar a folha imprimida de verde ou deixá-la natural e só pintar o gesso em volta para realçar.




















O quarto dia é um bom dia para o plano de salvação e ensinar a música para que fixem.

Se tiver tempo poderá fazer também uma dobradura de coração. 

Será um acampamento inesquecível! Tenho certeza que nunca mais esquecerão!

Atividades baseadas no livro:Atividades de Artes Plásticas na Escola - Lúcia Helena Reily.