BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


sábado, 19 de abril de 2014

ACAMPADENTRO DE PÁSCOA



Nesta Páscoa resolvi fazer algo diferente,um "Acampadentro de Páscoa".



Estaremos iniciando às 19:00 nas dependências da Igreja. As crianças levarão colchões, roupas para dormir , objetos pessoais e de higiene, etc... e a Bíblia é claro.



Teremos estudos, cânticos, brincadeiras , lanche.



Hoje iniciaremos falando da semana que antecedeu a crucificação de Jesus.

Tenho sugestão neste blog . (Última semana de Jesus, publicado em fevereiro de 2013 até sábado).


No domingo acordaremos cedinho e realizaremos o Culto da Ressurreição (aí abordaremos o domingo da sugestão acima)



E logo após participaremos de um "Café de Páscoa".



Creio que será um trabalho abençoado e com certeza ficará na memória e no coração das crianças gerando aprendizado.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA

Êxodo 11:1-12:42


Introdução:Os israelitas eram escravos que sofriam debaixo da escravidão de Faraó, mas Deus quis libertar esse povo da escravidão e fazer dele uma grande nação livre.

Moisés foi a pessoa desde o seu nascimento escolhido para conduzir o povo de Deus para fora do Egito.diante da dureza do coração de Faraó, Deus enviou pragas sobre o Egito para mostrar o seu poder e libertar o povo como já vimos anteriormente.
Antes da décima praga , aquela que culminaria na saída do povo do Egito, Deus institui a Páscoa.

Deus dá instruções a Moisés e Arão para o povo seguir a fim de não serem atingidos pela praga que viria (12:1-13)
1- Cada família devia escolher um cordeiro perfeito, este cordeiro tipificava a figura de  Cristo. Deveria ter um ano e ser fisicamente perfeito.
2-Eles deveriam matar o cordeiro, e passar o sangue nos batentes dos lados e em cima da porta de suas casas.
3- A família devia ficar dentro de casa a noite inteira, comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento.O cordeiro deveria ser assado inteiro, sem que nenhum de seus ossos fosse quebrado (v.46).Esta é também uma figura da morte de Cristo.(João 19:36)






































Assado -  eliminaria a gordura e não necessitaria de água (já que eles tinham pressa).
Ervas amargas - estavam associadas ao sofrimento.
Pães asmos, sem levedura. O fermento não era amplamente disponível. a levedura era uma porção de massa do dia anterior guardada sem assar que era acrescentada na massa nova permitindo a sua fermentação.Esses pães deveriam ser comidas para lembrar a pressa  durante a saída do Egito. 

O Senhor passaria por todo Egito, levando a morte ao primogênito de cada família, enquanto os hebreus (israelitas) ficavam em suas casas sob a proteção do sangue (12:12,13) 

Moisés passou as instruções ao povo
- A noite de Páscoa começou enquanto os hebreus, esperavam em suas casas protegidos pelo sangue na porta (12:29,30). O sangue  simboliza a morte de uma vítima e, portanto a morte do cordeiro era substituída (Lv.17:11).

Décima Praga: A Morte dos Primogênitos






















Conforme o relato bíblico, à meia-noite  feriu o Senhor todos os primogênitos desde o primogênito de Faraó até os primogênitos dos animais. Houve um grande clamor no Egito pois não havia uma casa no Egito em que não houvesse um morto.

Naquela mesma noite Faraó chamou Moisés e Arão  e mandou-lhes que saíssem do meio do seu povo. (12:29 -33)

Conclusão
1- O povo partiu levando grandes riquezas. (12:31-42)
2- Deus deu instruções a Moisés e Arão para comemorarem uma Páscoa especial, todos os anos, a fim de se lembrarem daquela maravilhosa salvação (12:14-20;24-27).
3 A Páscoa teve significados diferentes :para os hebreus (israelitas) o anjo passou por cima e eles foram poupados da morte dos primogênitos; para os egípcios o anjo passou  no meio deles, entre eles e todos os primogênitos foram mortos.

Aplicação: Uma ótima oportunidade para mostrar que a Páscoa no Velho testamento, apontava para o que o Senhor Jesus, o Cordeiro Pascal , faria por nós na cruz. Sua morte e ressurreição.

Fonte: Bíblia de Genebra e Bíblia de Recursos para o Ministério de Crianças



AS DEZ PRAGAS DO EGITO

Êxodo 7:14 a 10,11,12:36


Com o objetivo de livrar o povo de Israel do cativeiro, Deus enviou nove pragas , institui-se a Páscoa e aí vem a décima praga, que é a morte dos primogênitos.O coração de Faraó estava endurecido mesmo diante de cada praga.Era um pré-requisito necessário para a demonstração do poder divino. 

As pragas também tinham o objetivo de fazer o povo israelita crer no Deus todo poderoso.

As pragas estão divididas em três grupos de três.

O primeiro grupo demonstrou a superioridade absoluta do Senhor sobre Faraó (7:16,17) - Sangue, Rãs e Piolhos.

O segundo grupo de pragas foi designado primeiramente para demonstrar o amor de Deus com o seu povo, em contraste com o duro tratamento dado aos seus inimigos(8:22). - Moscas, Pestes e Úlceras.

O terceiro grupo de pragas foi enviado para mostrar que, em qualquer momento, Deus poderia ter destruído completamente o Egito. - Chuva de Pedras, Gafanhotos e Trevas.



Arão feriu as águas com o bordão, mas os seus atos quanto as palavras proferidas eram de Deus. Todas as águas naturais do Egito estavam incluídas, até mesmo os braços naturais do Nilo,os canais de irrigação e os lagos formados pela inundação na época da cheia. Mas Faraó não deixou o povo sair do Egito 



As rãs eram deificadas na forma da deusa Hequete, que ajudava as mulheres em trabalho de parto.Deus não pretendia quebrar a resistência de Faraó, mas sim de engrandecer o seu poder.



Deus ergueu o seu bordão e a poeira se transformou em piolhos. Os magos admitiam agora que a intervenção divina estava diretamente envolvida, mas Faraó não estava convencido.



O bordão de Deus trouxe a quarta praga, das moscas.diante dessa praga Faraó se dispôs a negociar , mas Moisés não aceitou a fazer concessões.(8:28)



O bordão de Deus levou a praga da peste aos rebanhos egípcios , mas não aos pertencentes ao povo de Israel.




O bordão de Deus levou a praga de úlceras ao Egito. A cinza foi lançada diante de Faraó para que ele visse que era um acontecimento sobrenatural.



Deus ergueu o seu bordão e enviou chuva de pedras, mas novamente poupou os israelitas.As três últimas pragas caíram quando o bordão do senhor foi erguido para o céu, para a terra e para o céus novamente.Foi um acontecimento como nunca se viu na terra fogo e pedras.
A pesar de Moisés não acreditar no suposto arrependimento de Faraó (9:27), ele usou a ocasião para mostrar o poder de Deus sobre a terra, fazendo cessar a chuva.


Deus enviou a praga dos gafanhotos. Aqui Deus fala a Moisés que tinha endurecido o coração de faraó.


Deus enviou trevas sobre o Egito.Eram trevas densas, sobrenaturais, como aquelas associadas ao Dia do Senhor no Antigo Testamento (Is.8:22;58:10)

Esta última praga resultou na libertação do povo. Deus Institui a Páscoa.


Fonte: Bíblia de Genebra