BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


quarta-feira, 2 de abril de 2014

A INSTITUIÇÃO DA PÁSCOA

Êxodo 11:1-12:42


Introdução:Os israelitas eram escravos que sofriam debaixo da escravidão de Faraó, mas Deus quis libertar esse povo da escravidão e fazer dele uma grande nação livre.

Moisés foi a pessoa desde o seu nascimento escolhido para conduzir o povo de Deus para fora do Egito.diante da dureza do coração de Faraó, Deus enviou pragas sobre o Egito para mostrar o seu poder e libertar o povo como já vimos anteriormente.
Antes da décima praga , aquela que culminaria na saída do povo do Egito, Deus institui a Páscoa.

Deus dá instruções a Moisés e Arão para o povo seguir a fim de não serem atingidos pela praga que viria (12:1-13)
1- Cada família devia escolher um cordeiro perfeito, este cordeiro tipificava a figura de  Cristo. Deveria ter um ano e ser fisicamente perfeito.
2-Eles deveriam matar o cordeiro, e passar o sangue nos batentes dos lados e em cima da porta de suas casas.
3- A família devia ficar dentro de casa a noite inteira, comendo o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento.O cordeiro deveria ser assado inteiro, sem que nenhum de seus ossos fosse quebrado (v.46).Esta é também uma figura da morte de Cristo.(João 19:36)






































Assado -  eliminaria a gordura e não necessitaria de água (já que eles tinham pressa).
Ervas amargas - estavam associadas ao sofrimento.
Pães asmos, sem levedura. O fermento não era amplamente disponível. a levedura era uma porção de massa do dia anterior guardada sem assar que era acrescentada na massa nova permitindo a sua fermentação.Esses pães deveriam ser comidas para lembrar a pressa  durante a saída do Egito. 

O Senhor passaria por todo Egito, levando a morte ao primogênito de cada família, enquanto os hebreus (israelitas) ficavam em suas casas sob a proteção do sangue (12:12,13) 

Moisés passou as instruções ao povo
- A noite de Páscoa começou enquanto os hebreus, esperavam em suas casas protegidos pelo sangue na porta (12:29,30). O sangue  simboliza a morte de uma vítima e, portanto a morte do cordeiro era substituída (Lv.17:11).

Décima Praga: A Morte dos Primogênitos






















Conforme o relato bíblico, à meia-noite  feriu o Senhor todos os primogênitos desde o primogênito de Faraó até os primogênitos dos animais. Houve um grande clamor no Egito pois não havia uma casa no Egito em que não houvesse um morto.

Naquela mesma noite Faraó chamou Moisés e Arão  e mandou-lhes que saíssem do meio do seu povo. (12:29 -33)

Conclusão
1- O povo partiu levando grandes riquezas. (12:31-42)
2- Deus deu instruções a Moisés e Arão para comemorarem uma Páscoa especial, todos os anos, a fim de se lembrarem daquela maravilhosa salvação (12:14-20;24-27).
3 A Páscoa teve significados diferentes :para os hebreus (israelitas) o anjo passou por cima e eles foram poupados da morte dos primogênitos; para os egípcios o anjo passou  no meio deles, entre eles e todos os primogênitos foram mortos.

Aplicação: Uma ótima oportunidade para mostrar que a Páscoa no Velho testamento, apontava para o que o Senhor Jesus, o Cordeiro Pascal , faria por nós na cruz. Sua morte e ressurreição.

Fonte: Bíblia de Genebra e Bíblia de Recursos para o Ministério de Crianças



Nenhum comentário:

Postar um comentário