Introdução: Neste texto, até o versículo 42 , Jesus é identificado por João como aquele que concede vida eterna, substituiu o templo em Jerusalém e trouxe salvação aos samaritanos, ainda que a maioria dos judeus o tivessem rejeitado.
O pano de fundo desse incidente é o desprezo profundo que os judeus sentiam pelos samaritanos (v.9). Mas como se era de esperar, os samaritanos não gostavam dos judeus.
Quando os judeus viajavam entre a Galileia e a Judeia, preferiam cruzar o rio Jordão duas vezes a ter de atravessar Samaria. Mas Jesus não adotou esta prática.
"porque os judeus não se davam como os samaritanos"pode ser traduzido também " porque os judeus não tem nada em comum com os samaritanos".
Entre tantas razões, existia uma referente a legislação que proibia o judeu de usar pratos e copos que tivessem sido previamente utilizados por samaritanos.
É neste contexto que se passa a nossa narrativa e faremos algumas considerações.
A- O que Jesus fez por aquela mulher
1- A mulher samaritana foi surpreendida por Jesus
Figura 1
A mulher samaritana ficou surpresa não só de Jesus falar com ela mas também por ele querer usar um dos seus utensílios para beber água.Jesus lhe ofereceu a água viva, que significa água corrente, fresca, pura. No Antigo Testamento era utilizada como referência a benção divina.
2- A mulher samaritana foi surpreendida com a Palavra
Figura 2
Jesus interrompe o espanto daquela mulher e começa um diálogo com ela para mostrar uma verdade eterna. Jesus contrastou a satisfação temporária com a eterna, ensinando que todos os prazeres terrenos, ainda que legítimos desaparecem.
3-A mulher samaritana foi surpreendida com a vida eterna
Figura 3
No versículo 14 , a expressão "que eu lhe der" mostra a origem divina dessa benção .Enfatiza a abundância, a vida eterna e a duração sem fim. Jesus lhe oferece a vida eterna.Jesus sabia tudo sobre ela:seus pecados, angústia, dilemas.
B- O que a mulher fez
1- Ela deixou o cântaro(v.28) - RENUNCIOU
Figura 4
2- Ela foi até a cidade(V.28 b) - INDO
Figura 5
Ela não calculou a distância,nem o horário ( era meio dia quando Jesus chegou á fonte),nem com o que as pessoas iriam falar ou pensar ela só renunciou e foi.A ânsia maior daquela mulher era que todos conhecessem o Doador da vida eterna.
3- "Vinde comigo e vede" (v. 28,29)- FALANDO
Figura 6
O testemunho dessa mulher foi mais efetivo naquela cidade do que a visita dos doze discípulos .A mulher surpreende falando e levando aqueles homens a ter um encontro com o Senhor Jesus.
Conclusão: Temos a mesma convicção daquela mulher a ponto de surpreender renunciando, indo e falando aos nossos vizinhos, amigos,parentes ,colegas de trabalho e para todos os que estão a nossa volta?
Fonte: SAF em Revista (adaptado) e Bíblia de Genebra
Fonte: SAF em Revista (adaptado) e Bíblia de Genebra
amei!!!
ResponderExcluirvou fazer também,
bjos