BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


sábado, 27 de outubro de 2012

OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE DE 1517





  Sola Fide (somente a fé); também conhecida, historicamente, como Doutrina da justificação pela Fé, é a Doutrina que distingue denominações Protestantes da Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa e outras.

 Sola Scriptura (somente a Escritura); Segundo a Reforma (século XVI) é o principio no qual a Bíblia tem primazia antes a Tradição legada pelo magistério quando, os princípios doutrinários entre estas e aquelas forem conflitantes. Na Reforma, não se rejeita a Tradição, ela continua a ser usada como legitimadora para qualquer assunto omitido pela Bíblia.
 Solus Christus (somente Cristo); (As vezes usado na sua forma ablativa Solo Christo), é um dos cinco solas propostos pelos reformistas para resumir as crenças fundamentais do Cristianismo.Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo".

Sola Gratia (somente a graça); é diferente de Sola fide porque é considerado isoladamente, que só pode ser concedida gratuitamente por Deus a quem Lhe apraz. Esta doutrina está especialmente ligada à Calvinismo, à eleição incondicional, a predestinação decretiva e ao monergismo.

Soli Deo Gloria (glória somente a Deus). é o princípio segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.

(Extraído)

Nenhum comentário:

Postar um comentário