BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A MULHER SAMARITANA

Texto: João 4:1-30


Introdução: Neste texto, até o versículo 42 , Jesus é identificado por João como aquele que concede vida eterna, substituiu o templo em Jerusalém e trouxe salvação aos samaritanos, ainda que a maioria dos judeus o tivessem rejeitado.

O pano de fundo desse incidente é o desprezo profundo que os judeus sentiam pelos samaritanos (v.9). Mas como se era de esperar, os samaritanos não gostavam dos judeus.

Quando os judeus viajavam entre a Galileia e a Judeia, preferiam cruzar o rio Jordão duas vezes a ter de atravessar  Samaria. Mas Jesus não adotou esta prática.

"porque os judeus não se davam como os samaritanos"pode ser traduzido também " porque os judeus não tem nada em comum com os samaritanos".


Entre tantas razões, existia uma referente a legislação que proibia o judeu de usar pratos e copos que tivessem sido previamente utilizados por samaritanos.

É neste contexto que se passa a nossa narrativa e faremos algumas considerações.

A- O que Jesus fez por aquela mulher

1- A mulher samaritana foi surpreendida por Jesus

Figura 1
A mulher samaritana ficou surpresa não só de Jesus falar com ela mas também por ele querer usar um dos seus utensílios para beber água.Jesus lhe ofereceu a água viva, que significa água corrente, fresca, pura. No Antigo Testamento era utilizada como referência a benção divina.

2- A mulher samaritana foi surpreendida com a Palavra

Figura 2


Jesus interrompe o espanto daquela mulher e começa um diálogo com ela para mostrar uma verdade eterna. Jesus contrastou a satisfação temporária  com a eterna, ensinando que todos os prazeres terrenos, ainda que legítimos desaparecem.

3-A mulher samaritana foi surpreendida com a vida eterna 

Figura 3
No versículo 14 , a expressão "que eu lhe der" mostra a origem divina dessa benção .Enfatiza a abundância, a vida eterna e a duração sem fim. Jesus lhe oferece a vida eterna.Jesus sabia tudo sobre ela:seus pecados, angústia, dilemas.

B- O que a mulher fez

1- Ela deixou o cântaro(v.28) - RENUNCIOU

Figura 4


2- Ela foi até a cidade(V.28 b) - INDO

Figura 5


Ela não calculou a distância,nem o horário ( era meio dia quando Jesus chegou á fonte),nem com o que as pessoas iriam falar ou pensar  ela só renunciou e foi.A ânsia maior daquela mulher era que todos conhecessem o Doador da vida eterna.

3- "Vinde comigo e vede" (v. 28,29)- FALANDO

Figura 6

O testemunho dessa mulher foi mais efetivo naquela cidade do que a visita dos doze discípulos .A mulher surpreende falando e levando aqueles homens a ter um encontro com o Senhor Jesus.

Conclusão: Temos a mesma convicção daquela mulher a ponto de surpreender renunciando, indo e falando  aos nossos vizinhos, amigos,parentes ,colegas de trabalho e para todos os que estão a nossa volta? 

Fonte: SAF em Revista (adaptado) e Bíblia de Genebr

Um comentário: