BENVINDOS

Bem Vindo: 2 www.recadosanimados.com

QUE A GRAÇA DO SENHOR , ESTEJA COM
VOCÊ!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ÚLTIMA SEMANA DE JESUS



Participantes: Um rapaz, um adolescente ou um menino.
                           Oito moças, ou adolescentes ou meninas. 

Material: Oito faixas de cartolina, 20 cm de largura e comprimento necessário para as palavras, para cada dia da semana.

Sugestões para as cores:

Domingo: RAMOS – faixa branca /letras verdes
Segunda: TEMPLO – faixa vermelho escuro/ letras amarelas
Terça: AMOR – faixa branca /letras vermelhas
Quarta: SILÊNCIO – faixa azul / letras brancas
Quinta: GETSÊMANE – faixa branca / letras pretas
Sexta: MORTE – faixa vermelha / letras pretas
Sábado: TÚMULO – faixa cinza ou bege / letras roxas
Domingo: RESSURREIÇÃO – faixa azul /letras douradas

Apresentação: Fundo sonoro, bem suave, mais forte nos intervalos de um para o outro. O rapaz, adolescente ou o menino vai à frente e ergue a primeira faixa: Domingo – RAMOS, a moça, adolescente ou a menina designada vai à frente e faz a respectiva leitura. Depois o rapaz troca a faixa para segunda-feira: TEMPLO é feita a leitura pela próxima moça, adolescente ou a menina, e assim sucessivamente até ao final.
A música pode ser aumentada nos intervalos.


DOMINGO: No primeiro domingo da semana chamada “santa”, o Senhor Jesus entrou triunfante em Jerusalém, montado num jumentinho. Muito estenderam suas vestes pelo caminho e outros cortaram ramos de árvores e os espalharam pela estrada. Uma multidão seguiu Jesus gritando: ”Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” Assim era cumprida a profecia de Zacarias: “Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém; eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num jumentinho.” (Zacarias 9:9)














SEGUNDA-FEIRA: Na segunda-feira, Jesus entrou no majestoso templo de Jerusalém. Ali, presenciou uma cena que o constrangeu. Pessoas faziam comércio, vendendo, comprando e trocando dinheiro! Jesus derrubou suas mesas e cadeiras, e expulsou-os dizendo: “A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fizeste covil de salteadores.” Cumpria-se a profecia de Isaías: “A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”(Isaías 56:7)















TERÇA-FEIRA: O dia de terça-feira foi cheio de muitas atividades para Jesus. Em Betânia, foi ungido por Maria. Seguiu para Jerusalém, e lá se demorou no templo, onde expôs ensinamentos através de parábolas; pronunciou o sermão escatológico, elogiou a oferta da viúva pobre que deu tudo quanto tinha; sofreu interrogatórios maliciosos de fariseus, escribas e saduceus. Alguém lhe perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Esta foi a última vez que Jesus esteve no templo.











QUARTA-FEIRA: A narrativa sobre a última semana de Jesus foi interrompida a partir da terça-feira à noite, até à tarde de quinta-feira. Quase 48 horas de silêncio! Que estava fazendo o Mestre durante este tempo? Sabe-se, apenas, que passou a quarta-feira em Betânia, com os discípulos, em casa de Lázaro, Maria e Marta. O resto é um grande segredo que ficou entre ele e seu Pai. A quarta-feira da sua última semana mergulha, assim, num estranho silêncio!













QUINTA-FEIRA: Na última quinta-feira, em comemoração a Páscoa, Jesus ceou pela última vez com os apóstolos. Na ocasião, instituiu a Santa Ceia, distribuindo o pão e o vinho para os discípulos: ”Isto é o meu corpo... Isto é o meu sangue derramado em favor de muitos.” Depois de cantarem um hino, foram para o Monte das Oliveiras. Mais tarde, no Getsêmane, Jesus angustiou até suar sangue, e orou: “Pai... passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e, sim o que tu queres.” Cerca da meia-noite, Judas o entregou aos soldados romanos.














SEXTA-FEIRA: Na madrugada de sexta-feira, começou o processo contra Jesus. E naquela manhã, diante do palácio de Pilatos, a multidão gritava: “Crucifica-o! Crucifica-o!”
Pilatos condenou Jesus à morte de cruz. Esbofeteando e escarnecido, ele, ajudado por Simão Cirineu, levou a própria cruz ao Gólgota, onde foi crucificado; eram cerca de nove horas da manhã. Fenômenos sobrenaturais aconteceram antes da sua morte; houve trevas sobre a terra; terremotos; rochas se fenderam; mortos ressuscitaram. Cerca de três horas da tarde, Jesus entregou o espírito ao Pai. Ao cair da tarde, José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus e o sepultou na rocha, fechando-o com uma pedra.



 













SÁBADO: Jesus passou o sábado no sepulcro. O túmulo fechado por uma grande pedra, selado, estava sendo guardado por soldados do exército romano.






DOMINGO: Mal despontava o domingo, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé, Joana e outras mulheres foram ao sepulcro. Admiradas, viram que a pedra havia sido removida. No sepulcro vazio estavam dois anjos que lhe disseram: “Ele ressuscitou, não está aqui.” Elas foram correndo avisar os discípulos. Pouco depois, Jesus apareceu a Maria Madalena, que estava junto ao túmulo. Ela foi a primeira pessoa que viu Jesus ressurreto. Depois, Ele apareceu às outras mulheres que tinham ido visitar o túmulo. Mais tarde, a Pedro. No mesmo dia, a dois discípulos que caminhavam para a aldeia de Emaús. Ainda no domingo, apareceu aos discípulos reunidos e saudou: “Paz seja convosco!”













Você pode encerrar a programação com oração de agradecimento pelo que Jesus fez por nós na cruz, hinos e cânticos sobre a ressurreição.

(Baseado no Livro “Harmonia dos Evangelhos” – S.L.Watson e W.E.Allen)

Um comentário:

  1. Oi Beth!
    Estou seguindo seu blog e gostando muito das suas postagens.
    Volta e meia estou aqui. Achei muito interessante essa Lição sobre a Páscoa.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir